6 pontos-chave na administração do seu consultório
Um caminho que muitos profissionais de saúde acabam seguindo é a abertura de sua própria clínica. Essa nova responsabilidade, além de gratificante, também acaba exigindo o desenvolvimento de novas habilidades para que o seu business prospere, que não são necessariamente relacionadas à sua área de expertise, e uma das mais importantes certamente é a administração do consultório.
Um conhecimento limitado nas áreas de gestão e planejamento pode ser um grande empecilho na estruturação e condução do seu negócio. Nesse contexto, torna-se imprescindível investir em soluções que irão ajudá-lo a gerenciar sua clínica de maneira inteligente, administrar suas finanças e impostos, e lapidar seu mindset empreendedor.
Além do atendimento humanizado, centrado nos pacientes, a geração de receita também é um fator essencial, consequentemente resultando no crescimento do consultório. Em um cenário no qual isso não aconteça, a saúde financeira da clínica pode entrar em risco, assim como sua continuidade enquanto negócio.
Para ajudá-lo a seguir uma trajetória bem-sucedida, compartilhamos aqui 6 pontos-chave para administrar seu consultório com mais controle e inteligência:
- Trace metas claras
Entender exatamente onde você quer que seu negócio chegue é primordial para traçar um planejamento bem elaborado, assim como as estratégias presentes no mesmo. Essa definição, além de proporcionar significado e direção a todas as decisões tomadas ao longo do caminho, também ajuda a orientar e motivar a equipe. Colocando isso em prática, cada um passa a entender melhor suas respectivas responsabilidades e a atuar em conformidade com o que o consultório realmente almeja.
- Invista em marketing
Mostrar como seu serviço pode impactar positivamente a vida das pessoas, estabelecer um canal de comunicação dinâmico com seu público-alvo e, acima de tudo, possibilitar que este encontre e conheça com facilidade o que você oferece são ações de marketing que podem beneficiar continuamente a qualidade do fluxo de pacientes dentro da sua clínica ou consultório. Mesmo que certos conselhos de classes profissionais, como é o caso do Conselho Federal de Medicina (CFM), estabeleçam regras e normativas éticas relacionadas à publicidade, ainda assim existem diversas técnicas que podem ser aplicadas sem desrespeitar esses princípios.
- Faça um planejamento tributário
Um conhecimento mais aprofundado da legislação possibilita a identificação das formas de economia aplicáveis a cada negócio, facilitando a otimização dos recursos financeiros e evitando desperdícios com qualquer tipo de penalização. Entre 20% e 30% de toda a receita gerada pelo consultório são consumidos por impostos, um valor que ilustra bem a importância de uma análise cuidadosa das possibilidades de amenização do impacto dos tributos.
- Trabalhe com projeções financeiras
A saúde financeira da sua clínica ou consultório é primordial para que o mesmo perdure e evolua. Para que esse item não se torne um problema, trace metas financeiras bem definidas e desenvolva planos e estratégias que possibilitem o cumprimento das mesmas. Antes de tudo, é muito importante elaborar uma projeção do fluxo de caixa, que contenha as contas a pagar e a receber. Com isso devidamente registrado, estabeleça as metas de crescimento financeiro para o seu negócio e oriente suas ações para que elas sejam atingidas.
- Valorize as pessoas
Despertar e fortalecer o engajamento de toda sua equipe com as objetivos e os resultados da empresa é um desafio contínuo em qualquer negócio, independentemente da área de atuação. Contar com profissionais comprometidos, proativos e que prezem pelo trabalho coletivo possibilita o surgimento de um ambiente sinérgico, movido pelo esforço e colaboração. Um time motivado é capaz de contagiar positivamente inclusive seus pacientes.
- Mapeie seus processos
Mesmo que seja trabalhoso, não deixe de identificar e documentar todos os processos que fazem parte do dia a dia da sua clínica – desde o agendamento das consultas, passando pelo atendimento ao paciente, até a cobrança. Esse exercício permite a melhor visualização de cada atividade, facilita o entendimento da relação entre elas e proporciona a identificação mais precisa de pontos de atenção e melhoria, o que traz inúmeras vantagens operacionais e organizacionais à sua rotina.
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